Outros Animais
Quer comprar um furão? Quanto custa e como cuidar?
Entenda também quais as 5 principais coisas que você deve saber para aprender como criar o seu bichinho.
Quer comprar um furão? Está curioso para descobrir quanto custa e como cuidar adequadamente dessa adorável criatura? Os furões são animais de estimação encantadores e cativantes, conhecidos por sua personalidade divertida e carinhosa.
O preço de compra pode variar dependendo de fatores como a raça, a idade e o local onde você está procurando. Além disso, é fundamental levar em conta os gastos contínuos, como alimentação, gaiolas adequadas, brinquedos, cuidados veterinários e outros acessórios essenciais.
Em resumo, com as informações corretas e o compromisso adequado, você estará pronto para desfrutar de uma parceria duradoura e gratificante com seu furão. Então… vamos lá aprender mais sobre essa maravilhosa espécie!!!!
Quanto custa e como comprar um Furão?
No Brasil, o Ferret/Furão é considerado um animal exótico e para comprar um furão o tutor gasta entre R$ 1500,00 e R$4000,00.
De acordo com as regras de importação determinadas pelo Ministério da Agricultura, os animais devem ser obrigatoriamente castrados e “microchipados”. A razão para castrá-los é a de garantir que não haja reprodução da espécie no Brasil, com um possível cenário de desequilíbrio na natureza.
Qual o nome científico do Furão? O do Ferret é o mesmo?
O ferret é um mamífero carnívoro, nome científico – Mustela putorius furo, que tem parentesco com a lontra marinha, a doninha; com a nossa ariranha e o furão brasileiro, entre outros animais silvestres.
No Brasil, o ferret é popularmente conhecido como furão. Apesar de fazermos essa pequena confusão entre os bichos, eles representam espécies diferentes. O ferret é um animal de estimação exótico importado dos EUA, já o furão (Galictis cuja) é recorrente na fauna brasileira.
Características gerais do Ferret.
O ferret é um animal de corpo comprido, flexível e com pelagem densa, seus membros são curtos e sua cauda longa e peluda.
São considerados excelentes animais de companhia por serem muito companheiros, brincalhões e por gostarem de atenção. Possuem uma ótima adaptação à rotina familiar, não costumam apresentar agressividade e, assim como com cães e gatos, as mordidinhas fazem parte das brincadeiras.
Ademais, são muito curiosos e por gostarem de entrar em buracos pequenos, gavetas e caixas, não se admire ao encontrar vários objetos “desaparecidos” nesses locais.
Devemos ter cuidado com as bolsas e sacolas de visitantes, pois eles não se intimidam com pertences alheios e podem promover momentos constrangedores. O furão adora um furto.
Segue abaixo os 3 principais dados fisiológicos dos furões:
Peso médio | Machos: de 1,0 a 3,0 kg Fêmeas: de 500g a 1,0 kg |
Tempo médio de vida | de 5 a 8 anos |
Temperatura corporal | 37,8 a 40ºC |
Mas posso criar o Furão em gaiola?
Geralmente são criados em gaiolas de um ou dois andares com uma rede pendurada e ninhos de toalhas e tecidos. Certamente, os comedouros e os bebedouros devem ficar fixados à gaiola, para evitar que eles virem esses objetos. Por fim, o “banheiro” pode ser feito com papel picado ou com uma caixa de areia, semelhante à de gato.
Porém, deve-se lembrar que manter o bichinho sempre em uma gaiola pode levar ao estado depressivo, já que são animais de personalidade muito ativa. Assim sendo, a falta de exercícios físicos não combina com esta espécie de animal de companhia. Portanto, para ajudar a gastar energia, recomenda-se passear ao ar livre com os furões em coleiras.
Caso o tutor não se sinta seguro em sair com o animal ao ar livre, esse deve garantir que o ambiente de casa seja muito rico e diversificado, certamente capaz de gerar um excelente bem-estar aos animais.
Não é recomendado que os animais fiquem expostos à muita luz artificial, pois necessitam de momentos com completa escuridão (quarto escuro). O ideal é oferecer um ambiente adaptado para a segurança desses animais, sem buracos, fios ou tomadas expostas, sempre sob supervisão dos tutores.
O que o Furão come? Como o Furão se alimenta?
Assim como os gatos, são animais carnívoros que precisam de muita proteína e gordura na dieta.
Entretanto, as necessidades nutricionais deste animal de companhia possuem algumas peculiaridades, fazendo com que as rações de gatos e cães, apesar de muito utilizadas, não sejam as ideais para suprir as exigências deles. Os furões devem se alimentar com dietas desenvolvidas especificamente para a espécie.
Os ferrets precisam beber cerca de 60 a 300 ml de água por dia.
Os furões também tomam vacina?
Sim!!!! Como a maioria dos animais domésticos os ferrets também possuem um protocolo vacinal. Portanto, as seguintes imunizações devem ser aplicadas nos animais: vacinas contra a raiva e contra a cinomose.
Além disso, o acompanhamento com o seu veterinário de confiança, a cada seis meses de vida do seu furão, deve ser realizado.
Como todo bichinho, o furão tem suas peculiaridades, seus aspectos positivos e negativos. Assim, o futuro tutor deve sempre analisar se esse ou qualquer outra espécie de animal de companhia é a melhor opção para o seu caso. Afinal, a relação tutor-animal deve ser benéfica e prazerosa para ambos.
Por fim, acreditamos que um furão pode ser um excelente animal de companhia.
Você está pronto para comprar um furão e ser um excelente tutor para ele?
E aí, gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida ou relato sobre a matéria? Deixe seus comentários aqui pra gente!
Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.
Referência Bibliográfica:
SAAD, F. M. O. B. Nutrição de musterlídeos domésticos (Mustela putorius furo). NENAC/DZO/UFLA. 2012. (Coordenação de Seminário). Acesso em 10/03/2020.
Instrução Normativa n°. 5/2013. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Acesso em 13/03/2020.
Furão doméstico. Disponível em: <https://www.petz.com.br/blog/pets/safari/furao/>. Acesso em 13/03/2020.
Portal consular (Itamaraty) – Entrada de animais no Brasil. Acesso em 13/03/2020.
Portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Entrar no Brasil. Acesso em 13/03/2020.
edward the pumma
27 de dezembro de 2022 at 08:53
No meu sitio tenho 4 furão e 2 papa mel no Amazonas tava criando lontras arirainha tambem eu amor. e tinha uma sucuri de 7 metros, ela viva no Cativeiro no rio construidor feito piscina, cada um longe do outro
Mariane Rodrigues
16 de julho de 2021 at 12:31
Oi vc pode me falar onde posso comprar um
Fabiano Carregaro
20 de julho de 2021 at 17:24
Olá Mariane, tente verificar em grupos do facebook em sua região. Normalmente consegue achar algumas opções aí perto.
Adilson alves da silva santos
25 de junho de 2021 at 09:28
Oi onde posso compra aqui em goiania ?
Eliana
5 de janeiro de 2023 at 19:58
Achei muito curta a vida deles