Fique conectado

Adulto

Onde comprar vacina para cachorro filhote e adulto?

Frasco de vacina e seringa no carrinho de compras em fundo branco

A vacina para cachorro tem um papel importante na saúde e no bem-estar dos pets. Elas ajudam a prevenir doenças graves que surgem em qualquer fase da vida dos animais e ainda colocam toda a família em risco.

Esteja um passo à frente das ameaças potenciais, garantindo que seu amigo de quatro patas esteja sempre protegido contra doenças perigosas. Veja aqui as orientações do Clube dos Bichos que salvam vidas diariamente.

Mas onde posso comprar vacina para cachorro? Veja abaixo sobre a importância das vacinas, os tipos, as dúvidas frequentes e dicas para o dia da vacinação se tornar menos estressante. Então, confira!

Qual a importância das vacinas para cachorro?

A vacinação em cachorros é fundamental para a saúde dos animais e para a saúde pública. Quando vacinados, eles ficam protegidos contra doenças graves que podem trazer sequelas para o pet.

Além disso, a vacina também traz benefícios para a saúde pública pois algumas doenças podem ser transmitidas para outros animais e humanos e não tem cura, sendo a vacinação a única forma de prevenção.

Qual a melhor vacina para cachorro:  nacional ou importada?

Independente do tipo de vacina, seja ela nacional ou importada, é importante que sejam armazenadas e refrigeradas de acordo com os padrões da Anvisa.

As vacinas importadas, para serem comercializadas no Brasil, são submetidas a testes para avaliar a sua eficácia.

guia de vacinação - banner nas cores amarela e preta com uma tutora abraçando um cachorro. No banner há os dizeres "Proteção personalizada para seu cachorro", "Orientações que salvam vidas" e um botão com os dizeres "Quero proteger meu cachorro".

Quais os tipos de vacinas para cachorro?

1) Vacinas Essenciais

As vacinas essenciais devem ser dadas para evitar doenças consideradas fatais e doenças que podem ser transmitidas para humanos. As principais vacinas são:

Vacina V8 ou V10

O termo “V8” e “V10” indicam a quantidade de doenças que são prevenidas com a vacina. Ou seja, a primeira etapa do calendário de vacinação protege o animal contra 10 doenças diferentes.

Por isso, são conhecidas também como polivalentes, que protege os animais contra doenças virais e bacterianas que podem ser mortais para os cachorros, como:

A vacinação é feita em três etapas, onde o animal só estará imunizado por completo após a última aplicação. Por isso é importante seguir as orientações do médico veterinário e respeitar o intervalo entre as doses.

A primeira dose é aplicada entre a 6 e a 8º semana de vida do seu pet, e o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose. Portanto, a terceira dose deve ocorrer quando o cachorro completa 16 semanas.

2) Vacina da raiva

A vacina da raiva ou antirrábica protege o animal contra a doença da raiva que pode atacar o sistema nervoso, por meio de um vírus e pode causar sintomas como:

  • Agressividade
  • Desorientação
  • Convulsão
  • Paralisia

Essa doença pode também ser transmitida também para humanos e infelizmente não possui tratamento.

Vacina para cachorro – não-essenciais

As vacinas não-essenciais são importantes para um determinado grupo de cães, quando ao estilo de vida do pet, como:

  • Leishmaniose
  • Giárdia
  • Tosse dos canis

Essas doenças são mais brandas, no entanto possuem um alto grau de contaminação.

Por exemplo, a vacina de leishmaniose, caso esteja liberada para uso, é indicada para todos os animais do Brasil, pois é uma doença infecciosa, causada pelo mosquito palha, presente em locais de climas tropicais.

Já fezes infectadas ou contato com água ou solo contaminados transmitem a giárdia.

E, por fim, a gripe canina, ou tosse dos canis, costumam se desenvolver em épocas mais frias, e é bastante contagiosa.

guia de vacinação - banner nas cores amarela e roxa com uma tutora abraçando um cachorro. No banner há os dizeres "Proteção personalizada para seu cachorro", "Orientações que salvam vidas" e um botão com os dizeres "Quero proteger meu cachorro".

Dicas para dar a vacina para cachorro

Se você é tutor de primeira viagem, veja algumas dicas para realizar a vacinação do seu pet:

1. Opte por um lugar onde os animais se sintam seguros

Escolha um local onde o animal se sinta confortável, para evitar o estresse. Se possível a vacinação pode ocorrer em casa, pois o seu pet irá se sentir mais seguro e o veterinário irá conseguir realizar a operação de forma mais fácil.

2. Tenha uma pessoa no local que consiga controlar o pet na hora da vacinação

Mesmo que o seu cachorro seja mais calmo, é necessário ter uma pessoa no lugar que controle o pet, caso ele tente fugir.

3. Fique tranquilo quanto a reação dos animais

 Após a vacinação do cachorro é comum ocorrer algumas mudanças no comportamento, como reações, pelo menos nas primeiras 24 horas. Então não se preocupe se ele ficar amuado, mais quietinho. No entanto, é importante prestar atenção nos sintomas, caso eles não desapareçam depois de alguns dias.

 4. Relate o histórico do cachorro ao veterinário

Antes da vacinação, converse com o profissional e deixe claro todo o histórico do cachorro, se ele apresenta algum tipo de doença que não possa receber determinado tipo de vacina.

Por que não se pode atrasar a vacina para cachorro?

O atraso da vacina pode ser um perigo, pois há uma diminuição gradual na quantidade de anticorpos. Além disso, o atraso compromete a imunidade do cão e o expõe à doença.

Por isso é importante sempre se atentar ao prazo estabelecido pelo médico veterinário, seja ela um intervalo mensal entre as doses ou anual, caso seja uma dose de reforço.

Então, não perca tempo e baixe agora o PROTOCOLO DE VACINAÇÃO RECOMENDADO aqui pelo CLUBE DOS BICHOS e mantenha seu cãozinho sempre protegido.

Onde comprar vacina para cachorro?

Algumas vacinas podem atingir um custo de cerca de R$100 por dose, não sendo nada baratas. Por isso, muitas pessoas pensam em adquirir a vacina por conta própria, fora das clínicas veterinárias, ou até mesmo pela internet.

No entanto, é desaconselhável adotar essa atitude, pois mesmo encontrando vacinas com um custo menor, é necessário realizar o armazenamento correto.

Outro ponto importante a se considerar é que muitas vezes não temos a prática de aplicação como um profissional da área e isso pode acabar machucando o seu bichinho de estimação.

Há alguns protocolos de conservação a serem seguidos que muitas clínicas ou hospitais veterinários oferecem, por isso é importante vacinar o seu pet neste tipo de local.

Você também pode aproveitar algumas campanhas de vacinação gratuita na sua cidade!

Conclusão

A vacinação é muito importante para a saúde do seu cachorrinho. Ela evita muitas doenças que não têm cura e podem levar o seu cachorro a óbito.

Enfim, você ainda tem dúvidas de onde comprar vacina para cachorro? Saiba que você pode adquiri-la em alguns sites ou até mesmo por conta própria. Entretanto, essa atitude pode deixar o seu animalzinho estressado, ou até mesmo acabar machucando.

Procure por uma clínica especializada ou um hospital veterinário para o melhor bem estar do seu cachorrinho!


guilherme rezende veterinário olhando para a leitora sorrindo

Guilherme Rezende

MÉDICO VETERINÁRIO

Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

MÉDICo VETERINÁRIo Fabiano Carregaro. home de cabelos castanhos, usando uma camisa azul escura, sorrindo

Fabiano Carregaro

MÉDICO VETERINÁRIO

Graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Referências Bibliográficas:

ETTINGER, S.J.; FELDMAN, E.C., Manual Saunders – Clínica de pequenos animais, 3ª Ed., São Paulo, Ed. Roca, 2008.

Tilley, Larry P.; Smith Junior, Francis W. K.. Consulta Veterinária em 5 Minutos: Espécies Canina e Felina – 5ª Edição. 2014.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *