Adulto
ESCOVA DE DENTE PARA CACHORRO: como escolher e adaptar ao seu cão.
Escova de dente para cachorro, um item muito importante para o dia a dia do seu melhor amigo. Você sabia que, similarmente aos seres humanos, os animais também necessitam realizar a escovação dentária diária?
Porque essa escovação é importante?
Logo após a alimentação, forma-se uma película na superfície dos dentes, tanto dos humanos quanto dos animais, que é chamada de placa bacteriana. Essa placa é composta por restos alimentares, substâncias da saliva e bactérias da própria boca.
Se não for realizada a escovação a cada 24 ou 48 horas, ou seja, uma vez ao dia ou, no máximo, dia sim dia não, essa placa se organiza nos dentes e inicia os processos de infecção, inflamação e mau hálito.
Esse processo deixa a superfície do dente rugosa, predispondo ao acúmulo do famoso tártaro, e, dessa forma, podendo levar à perda dentária!
Contudo, lembre-se: se seu animal já estiver com tártaro, a simples escovação dos dentes não será suficiente para retomar a saúde bucal de seu melhor amigo. Então, procure um dentista veterinário para realizar uma raspagem geral dos dentes.
Mas, como adaptar a escova de dente para o meu cachorro?
Os animais não estão acostumados com a manipulação da região de focinho e cavidade oral. Portanto, aprenda por estes passos simples como escovar os dentes do cachorro e condicionar, com sucesso, o seu cãozinho aos novos hábitos de higiene.
1. Comece com carinhos e recompensa:
Primeiramente, é preciso acostumar o animal a receber carinho no focinho todos os dias durante 10 minutos, por 1 semana. Após o carinho, recompensar o animal com um petisco ou passeio.
2. Manipulação da boca do animal:
Quando o animal já estiver acostumado com carinhos no focinho, inicie a manipulação da cavidade oral da seguinte forma. Enrole um lenço ou gaze no dedo indicador. Massageie dentes e gengiva lateralmente durante 10 minutos, uma vez ao dia, durante 1 semana. Sempre recompense o animal com petisco ou passeio após esse processo.
3. Início da escovação de dentes do cachorro:
Posteriormente, quando o animal estiver habituado com a manipulação da cavidade oral, passe para a escovação dos dentes. Em primeiro lugar, escove os dentes da frente, com movimentos circulares, e depois da gengiva para a ponta dos dentes.
Lembre-se sempre de recompensar o animal após a escovação, podendo utilizar até mesmo a pasta de dente para cachorro como recompensa.
4. Escovação completa dos dentes de seu cão:
Após alguns dias, quando o animal já estiver acostumado com a escova, tente escovar os dentes posteriores com os mesmos movimentos.
Quanto mais novo for o seu cãozinho, mas fácil será passar por todas as etapas e vencer a barreira da dificuldade do mito da escovação dos dentes. Um desafio psicológico para muitos tutores!!! Ou seja, é importante a escovação desde de quando o nosso cãozinho ainda tem apenas dentes de leite.
Seguindo esses 4 simples passos com bastante paciência e observando as reações de adaptação do seu cachorro, certamente você vai obter sucesso nessa empreitada.
Parabéns! Já entendeu como dar os primeiros passos para o condicionamento do seu cachorro.
Escova de dente para cachorro: qual escolher para cada idade?
As escovas de dente humanas, de cerdas ultra macias, são ideais para os animais, pois a gengiva deles é mais sensível. Entretanto, é importante adquirir uma escova com o tamanho de cabeça adequada para o tamanho da boca do seu animal.
Por exemplo, sempre indico para os animais muito pequenos a escova para bebês de 4 a 24 meses, para animais de médio porte a escova infantil, e para animais de grande porte a escova adulta.
Lembre-se: todas devem ter cerdas ultra macias.
Creme dental para cachorro: como escolher?
Nunca utilize pasta de dentes humana, pois os animais não podem engolir a espuma, uma vez que contém sabão.
Portanto, use exclusivamente creme dental para cães, pois possuem sabor agradável e não são prejudiciais à saúde de nossos melhores amigos. Eles vão adorar!
Saiba que o mais importante é a ação mecânica das cerdas da escova de dente para cão, pois é ela que removerá grande parte da placa bacteriana.
Então tutor, atenção a essas importantes considerações finais sobre a escovação dos dentes de seus cães!!!
Reserve diariamente um minutinho do seu dia para escovar os dentes do seu amigo. Além disso, sempre retribua o seu bom comportamento com passeio ou petisco.
NUNCA repreenda seu animal caso ele não aceite a escovação dentária nos primeiros momentos, pois pode traumatizar o animal.
E lembre-se: Nós humanos realizamos a escovação dentária diariamente e vamos ao dentista ao menos uma vez ao ano.
Da mesma forma, é preciso ter os mesmos cuidados com a dentição de seus animais. Então, faça sempre uma escovação dentária por dia, e leve seu melhor amigo ao menos uma vez ao ano ao dentista veterinário.
Assim, você terá um cachorro mais saudável para toda a vida!
VEJA TAMBÉM:
TÁRTARO e MAU HÁLITO em cães: entenda a principal causa.
Cachorro tem dente de leite? Cachorro troca de dente?
Endocrinologia Veterinária: Quais são as doenças mais comuns?
Fabiana Raggi
Médica Veterinária graduada pela Fead-Minas (2009). Pós graduada em Odontologia Veterinária pela FAMESP-SP (2020).
Instagram: @odontoraggipets
Facebook: odontoraggipets
Referência Bibliográfica:
GIOSO, M. A; CARVALHO, V. G. G. Método preventivo para a manutenção da boa saúde bucal em cães e gatos. Clínica Veterinária, 2004.
Gorrel, C; Odontologia em pequenos animais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 240p.