Saúde
Coronavírus em felinos e em cães:
Coronavírus: O que é?
A população mundial tem visto com preocupação o início de uma nova epidemia global.
Inesperadamente, um novo Coronavírus foi identificado após o surgimento de um grande número de casos de pneumonia de causa desconhecida na cidade chinesa de Wuhan.
Logo após algumas semanas, milhares de casos foram identificados na China e a doença foi exportada para várias regiões do mundo por meio de viajantes.
Então, como esse novo coronavírus atua em felinos e em cães?
Por fim, na última semana, a OMS decretou, em 12/03/2020, que o cenário é de pandemia, sendo que o Diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu que os países se esforcem para conter a proliferação do vírus.
Os felinos e cães são responsáveis pela transmissão do coronavírus?
A via de transmissão predominante do coronavírus parece ser de humano para humano.
Não há evidências de que os animais de companhia tenham um papel na disseminação desta doença humana ou que fiquem doentes.
Os estudos atuais sugerem que o vírus tem uma fonte animal, contudo as investigações em andamento são importantes para identificar essa origem e estabelecer o papel potencial de um reservatório animal da doença.
Até o momento, não há evidências científicas suficientes para identificar essa fonte ou explicar a rota de transmissão de uma fonte animal para o homem.
A forma de transmissão mais comum do vírus, de humano para humano, é pelo contato com as secreções de uma pessoa infectada, como gotículas de saliva ou secreção nasal.
Os pacientes acometidos podem apresentar coriza, tosse, dor de garganta, febre e pneumonia.
Até o presente momento, não há tratamento específico para o novo coronavírus. A recomendação é procurar atendimento médico caso haja alguém com problemas respiratórios.
Mas e os nossos animais? Eles também correm risco?
Para a variedade de coronavírus que se tornou epidêmica entre humanos, ainda não indícios de que o vírus possa ser transmitido de humanos para animais nem de animais para humanos. Portanto, não há justificativa para tomar medidas contra animais de companhia.
Na 6a feira, dia 06/03/2020, um site de Hong Kong noticiou que o cão de uma paciente infectada pelo novo Coronavírus testou positivo para o vírus e que ele já estaria em isolamento.
Se a notícia for verdadeira, é possível que o animal não estivesse infectado, mas sim colonizado, visto que os animais não possuem a capacidade de transmissão do vírus. Assim, o animal pode, no máximo, funcionar como um “objeto” contaminado, e não como hospedeiro da doença.
Embora não existam relatos de animais domésticos doentes pelo novo Coronavírus, vários outros tipos de Coronavírus podem causar doenças em animais e se espalhar entre animais e humanos. Então, a recomendação é que caso você esteja doente, evite manusear qualquer animal.
Apesar de não haver nenhuma ocorrência relatada em animais, a recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é de que “os médicos veterinários devem manter um alto nível de vigilância e relatar às autoridades veterinárias qualquer evento incomum detectado em qualquer espécie animal”, notificando imediatamente o Serviço Veterinário Oficial pelo e-SISBRAVET.
E aí, gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida ou curiosidade sobre a matéria ou sobre o mundo dos bichos? Deixe seus comentários aqui pra gente!
Aproveite para assistir também ao vídeo que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias de Saúde aqui do site! Abraços e até a próxima.
Referências Bibliográficas:
1. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – e-SISBRAVET
2. LI, Q., et al. Early Transmission Dynamics in Wuhan, China, of Novel Coronavirus–Infected Pneumonia. New England Journal of Medicine [online]. 2020 [viewed 12 March 2020]. DOI: 10.1056/NEJMoa2001316.
3. WANG, C., et al. A novel coronavirus outbreak of global health concern. The Lancet [online]. 2020, vol. 395, no. 10223, pp. 470-473 [viewed 12 March 2020]. DOI: 10.1016/S0140-6736(20)30185-9.
4. Word Organisation for Animal Helth (OIE) – Perguntas e respostas sobre a doença de coronavírus de 2019 (COVID-19)
Pingback: Porque cachorro come fezes? Coprofagia: O que é? Quais as causas? Como tratar? – Clube dos Bichos
Pingback: Remédio caseiro para pulgas ou remédio comercial? O que é melhor para eliminar pulga? – Clube dos Bichos
Pingback: PICADA DE PULGA: Como tirar esse parasita do cachorro e do gato? – Clube dos Bichos
Pingback: Olho de cereja em cachorro! O que fazer? – Clube dos Bichos
Pingback: Luke e Magali - a duplinha viajante... – Clube dos Bichos
Pingback: Max - o cachorro cisne... – Clube dos Bichos
Pingback: Antonella - a nova xodó... – Clube dos Bichos