Adulto
Cão Pode Comer Amendoim : torrado, doce, com casca…
Vilão ou mocinho? Saiba se você pode fornecer o amendoim para seu cachorro.
Cuidar da alimentação dos pets é se preocupar com uma parte fundamental da saúde deles. Mas será que cão pode comer amendoim? Afinal, com uma dieta balanceada, os cães são mais ativos, saudáveis e vivem mais.
Hoje, nos deparamos com o atendimento do Lucky, um cachorrinho Shitzu que adora comer amendoim. Sua tutora oferece amendoim diariamente para ele, mas será que shih tzu pode comer amendoim todo dia?
É sempre muito bom intercalar alimentos naturais com a ração canina, nisso a tutora do Lucky está corretíssima. Porém, vamos te mostrar se seu cachorro pode comer amendoim, qual a frequência e quais as principais aprensentações benéficas e nocivas para nossos amigos cães. Vem com a gente saber mais sobre o amendoim para cão!
Meu Cachorro Comeu Amendoim O Que Fazer?
Primeiramente, não se desespere tutora!!! Se você chegou aqui está em boas mãos.
Agora, leia este post com cuidado, você tem tempo para isso. Aplique todos os conhecimentos para aumentar a saúde e a qualidade de vida do seu cão.
Amendoim para Cachorro Faz Mal Sempre?
O amendoim é uma oleaginosa muito conhecida pela sua versatilidade, já que na rotina alimentar dos humanos entra em receitas doces e salgadas.
O que muitas pessoas não sabem são os diversos benefícios que essa leguminosa oferece à saúde, seja humana ou animal.
O amendoim é rico em Ômega-3 e muitas outras gorduras conhecidas como boas, por serem monoinsaturadas.
Além disso, possui alto teor de proteínas – cerca de 27g – e vitaminas dos complexos E e B.
Você também pode gostar deste post: 12 vitaminas essenciais para cachorro.
A oleaginosa ainda carrega ferro, ácido fólico, magnésio, triptofano e diversas fibras.
Uma curiosidade é que a casca do amendoim para cachorro é uma das partes mais ricas do grão. É nela que se concentra a maior parte dos carboidratos, das fibras e das proteínas dessa oleaginosa.
Por isso, é preferível sempre oferecer o amendoim para o seu cão com a pele.
Benefícios do Amendoim para Cachorro
Agora que você já conhece os nutrientes presentes no amendoim, vamos explicar um pouquinho mais sobre cada um deles. Assim, você saberá porque o amendoim para cachorro faz bem.
O Ômega 3 e as demais gorduras monoinsaturadas são verdadeiras aliadas contra o envelhecimento precoce, as inflamações e os problemas cardíacos. Existem estudos que apontam até mesmo para a melhora do humor!
E, sobre o humor, o amendoim tem outra substância que influencia no temperamento. É o triptofano, que favorece a produção da serotonina, um hormônio importante para a sensação de bem-estar.
Já a presença de ferro e ácido fólico são importantes no combate às anemias, já que estimulam a formação de glóbulos brancos.
Enquanto isso, o magnésio é importante para as fibras musculares.
O que muitos não sabem é que o amendoim é utilizado contra a obesidade e aliado na perda de peso já que é rico em fibras e ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, acelerando o metabolismo.
Por fim, o amendoim para cães é muito interessante para o controle o colesterol, já que ele ajuda a diminuir o LDL, considerado o “colesterol ruim”.
Uma ressalva importante: o valor calórico
Apesar de ser um grande aliado na hora da perda de peso, é preciso estar atento ao excesso de calorias que o amendoim possui.
Em apenas 100g da oleaginosa, encontramos cerca de 600 calorias. É um valor bastante alto e deve ser levado em conta na hora da oferta de amendoim para cachorro.
Portanto, o que acontece se o Lucky, cachorrinho foco deste post, comer amendoim todos os dias? Certamente, esse não é um alimento para se comer com frequência ou em grande quantidade.
A seguir, vamos ver também como o amendoim faz mal para cachorro.
Cão pode comer amendoim?
Levando em consideração todos os prós e os contras, a resposta é: sim, cachorro pode comer amendoim!
Mas, você tutora, fique atenta ao restante deste post!!! Veja como dar saúde para o seu cachorrinho com o amendoim sendo usado da maneira certa.
Sendo um alimento liberado para os peludos, é sempre importante ficar atento a alguns pontos na hora do cão comer amendoim. Portanto, cuidado!!!!
- Porções – ofereça sem exageros: É importante ficar atento às porções quando ofertamos qualquer alimento para nossos cachorros, mas quando o assunto é o amendoim, esse cuidado fica ainda mais evidente. Utilize o amendoim para cães apenas como um petisco delicioso e nutritivo.
- Proibido adicionar ingredientes: muitas famílias adoram torrar amendoim com diversos outros temperos, como – açúcar, mel e sal. Esses aditivos são totalmente proibidos pois podem causar intoxicações em nossos melhores amigos.
- Não dê amendoim industrializado/processado: Quem nunca comeu aqueles amendoins coloridos, com diversos sabores? Esses, também por terem aditivos, estão proibidos de serem oferecidos ao seu pet.
- Não force: Ofereceu o amendoim para seu cão e ele não gostou? Não force o amendoim para o seu cachorro. Aproveite e tente um legume ou uma verdura, Explore Outras Possibilidades da ALIMENTAÇÃO NATURAL.
Agora vamos te dar algumas dicas práticas na hora de ofertar o amendoim para seu cão.
Pode Dar Amendoim para Cachorro todo Dia?
A frequência de oferta de amendoim para cachorro vai variar de animal para animal.
A relação do porte, idade e outras condições específicas como doenças – fazem com que a quantidade de amendoim para cachorro vai variar.
Por exemplo, cães de porte menor vão receber menos porções que aqueles de grande porte.
O que sabemos é que, em uma média geral, o máximo que pode ser ofertado são 30 gramas de amendoim em um único momento.
Mas, para garantir que seu cão não coma mais do que o necessário ou desejável, peça ajuda do médico veterinário responsável pelo seu cão para definir a quantidade ideal da porção de amendoim ofertada por dia e a frequência semanal que você tutora poderá fazer.
Então, Pode Dar Amendoim para Cachorro – Qual tipo?
O amendoim é um dos alimentos que mais devemos estar atentos às formas de apresentação, já que elas interferem diretamente no valor nutritivo ingerido.
1. Cão Pode Comer Amendoim Cru?
A mais comum e uma das melhores formas de apresentação é in natura, sem qualquer adição de sal, açúcar ou demais condimentos.
A casca vermelha, altamente nutritiva, é mais um dos fortes motivos para você dar amendoim cru para cachorro comer.
2. Cachorro Pode Comer Amendoim Torrado?
O amendoim torrado para cães também está liberado!
Ele retém todos os nutrientes do amendoim cru para cães. Além disso, a torra do amendoim reduz a quantidade do alimento que fica presa entre os dentes do cachorro, facilitando a limpeza.
O cachorrinho foco do nosso post de hoje, Lucky, comia exatamente essa apresentação do amendoim para cão.
O “problema” é que quando torramos o amendoim há um processo de liberação ainda maior de toda a energia e gordura do alimento.
Portanto, para o caso do Lucky (cão que estava obeso) é recomendado retirar o alimento, principalmente torrado da dieta, pois o cachorro comer amendoim torrado só aumentaria a energia consumida todos os dias.
3. Cachorro Pode Comer Amendoim Cozido?
O amendoim cozido também é uma forma de fornecimento liberada para os cães. Porém, desde que cozido com água sem sal ou qualquer outro aditivo.
Da mesma forma que o amendoim torrado para cachorro, esta é uma apresentação na qual devemos reduzir anda mais a quantidade fornecida.
Fazendo o controle da quantidade do amendoim para cachorro, evitamos a obesidade canina e também a diabetes em cães.
4. E Amendoim Salgado?
Definitivamente a resposta para essa pergunta é não!!!
Dois são os motivos pelos quais você tutora deveria rejeitar a ideia de dar amendoim salgados para cão:
- 1º Ponto – Amendoim Salgado Industrial: como já falamos anteriormente esses amendoins industrializados levam muitos aditivos que não devem ser oferecidos a nenhum animal de estimação.
- 2º Ponto – Controle da Quantidade de Sal: ao fazer o amendoim salgado para cão não conseguimos medir quanto de sal há na parção, portanto não há como balancear esse nutriente na dieta diária.
Assim, melhor oferecer formas mais seguras de amendoim para cachorro, como cru, torrado e cozido sem sal.
5. E Amendoim Japonês Faz Mal para Cães?
Já na lista de formas de apresentação que devem ser evitadas estão o amendoim japonês, o pé de moleque e a paçoca, por aumentarem o teor glicêmico e calórico do ingrediente.
6. Cachorro pode comer paçoca?
Apesar de ser deliciosa e feita do amendoim, a paçoca possui diversos outros ingredientes em sua formulação.
Como a paçoca contém açúcar e este é um ingrediente que aumenta a chance de diabetes e obesidade nos pets o cachorro não pode comer paçoca.
Portanto, esta variação do amendoim faz mal para cachorro e você tutora deve evitar.
7. Cachorro Pode Comer Pasta de Amendoim?
Outra forma interessante de inserir o amendoim na alimentação de seu pet é em receitas elaboradas especialmente para eles.
A pasta de amendoim além de ser um alimento liberado para cães é altamente nutritivo para o seu cachorro.
Este é um alimento muito utilizado em receitas naturais como biscoitos, gelatos e bolos para cães.
A manteiga de amendoim para cachorro é muito versátil e faz toda a diferença na aceitação dos petiscos saudáveis feitos especialmente para os cães.
Quando oferecer o amendoim?
Por ser um grão de fácil oferta, o amendoim pode ser um ótimo aliado na hora do adestramento de cães, servindo como uma ótima bonificação.
Nas brincadeiras, você também pode ofertá-lo para ele se sentir ainda mais feliz e ativo.
Por fim, vale conversar com o médico veterinário se o seu animal estiver precisando perder peso, já que o amendoim pode ajudar nesses casos.
Como Saber meu cachorro está passando por uma Intoxicação por Amendoim em Cães?
Sempre quando você for introduzir um novo alimento na dieta do seu animal de estimação é importante que observar se seu cachorro aprensentará alguma reação.
Os amendoins podem causar alguns problemas quando são fornecidos com aditivos, conforme já tratado anteriormente.
No entando, mesmo nas formas puras (cru, torrado ou cozido sem sal) o amendoim pode causar malefícios para o seu cão, seja pela não digestão de algum nutriente do amendoim, pelo poder alergênico que o amendoim possui ou mesmo por problemas de qualidade do alimento ingerido.
Em qualquer caso, é importante você tutora observar se o seu cão teve algum impacto negativo ao se alimentar, como apresentar, por exemplo:
- reações alérgicas;
- diarréia;
- vômitos;
- gases;
- entre outros.
Caso ocorra algum desses problemas o melhor será suspender o uso de amendoim para o seu cachorro e/ ou substituir o amendoim por outro alimento.
E aí, gostou de saber mais sobre o amendoim? Aqui no Clube dos Bichos você encontra diversos conteúdos sobre alimentação canina e os ingredientes que são liberados ou não para eles.
Tem dúvidas se cão pode comer amendoim? Então, deixe aqui nos comentários, esse pode se tornar nosso próximo conteúdo!
Até lá!
Referências Bibliográficas:
Gomes, A. R. Aflatoxicose em cães na região Sul do Rio Grande do Sul. Pesq. Vet. Bras. 34(2):162-166, fevereiro 2014.
Saad, F.M.O.B. Alimentação Natural para Cães e Gatos. R. Bras. Zootec. 39 (suppl spe) • Jul 2010.